Leonel Nunes recebeu o Galardão de Mérito Académico no seguimento do reconhecimento internacional do docente como um dos investigadores mais citados no mundo, pelo quarto ano consecutivo
Docente do Politécnico de Viana do Castelo distinguido pela AEMinho
A distinção acontece no seguimento do reconhecimento internacional do docente do Politécnico de Viana do Castelo como um dos investigadores mais citados no mundo, pelo quarto ano consecutivo. Leonel Nunes agradece o prémio agora atribuído pela Associação Empresarial do Minho, falando de uma distinção que reconhece o valor do trabalho e da investigação feita na e com a região.
Leonel Nunes, docente e investigador do Politécnico de Viana do Castelo, foi agraciado pela Associação Empresarial do Minho (AEMinho) com o galardão de Mérito Académico. A distinção aconteceu no âmbito da segunda edição da Gala Solidária, promovida por aquela associação e que teve lugar no Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, em final de novembro.
O docente fala de um prémio que enaltece o trabalho e a investigação que são feitos na academia e que refletem a parceria e a articulação estratégica com o tecido social, económico e empresarial da região.
![](https://public-rf-upload.minhawebradio.net/159074/editor/32e3f77e4fab96eb0e66b3e40a677d68.jpg)
A atribuição do galardão de Mérito Académico acontece em linha com a distinção, pelo quatro consecutivo, de Leonel Nunes como um dos investigadores e cientistas mais citados a nível mundial, de acordo com a prestigiada “World’s Top 2% Scientist List”, elaborada pela Stanford University, em parceria com a editora Elsevier. Leonel Nunes foi distinguido como o investigador português, de um total de 11, mais citado do mundo na área das Ciências Ambientais, indica a SCOPUS, a maior base mundial de dados de resumos e citações científicas.
“Ter o reconhecimento dos pares pelo trabalho que desenvolvemos enquanto docentes, mas, de forma particular, como investigadores, é extremamente prestigiante, mas o galardão agora recebido pela Associação Empresarial do Minho é igualmente importante, porque espelha o reconhecimento da região e das entidades que a compõem ao trabalho que é feito no IPVC”, começa por descrever Leonel Nunes.
Docente do Politécnico de Viana do Castelo há quase uma década, Leonel Nunes começou a sua carreira no IPVC na Escola Superior Agrária, estando agora a lecionar na Escola Superior de Ciências Empresariais. É também investigador na Unidade de Investigação IPVC-proMetheus - Materiais, Energia e Ambiente para a Sustentabilidade.
Tem desenvolvido a sua investigação em torno das Ciências do Ambiente, mais concretamente na área das energias renováveis, com particular destaque para a biomassa. “Dou tanto valor a este prémio como ao da SCOPUS. A distinção pela AEMinho simboliza o reconhecimento dos nossos parceiros enquanto investigadores inseridos e a trabalhar em estreita articulação com a região. Esta distinção é também prestigiante para o próprio Politécnico de Viana do Castelo, enquanto motor fundamental para a economia e toda a região. É também importante que o tecido empresarial saiba que existem bons profissionais a operar na região e estes prémios servem esse fim.”