A sustentabilidade e a inovação voltam a estar em destaque com o regresso dos Prémios Essência do Ambiente. Em 2025, a cidade de Guimarães, futura Capital Verde Europeia, será o palco da cerimónia, reforçando o compromisso com a transição ecológica. Pela primeira vez, o público poderá escolher os vencedores, num evento que também vai homenagear iniciativas inspiradoras através do Troféu Inspiração.
Os Prémios Essência do Ambiente têm como objetivo dar palco e voz a projetos e práticas sustentáveis, enaltecendo iniciativas que se destacam pela sua inovação, impacto ambiental positivo e compromisso com a responsabilidade social. As candidaturas já estão abertas e podem ser submetidas até 30 de abril de 2025, em www.essenciadoambiente.pt/premios2025/.
As candidaturas, feitas pelos próprios ou por nomeação/recomendação, podem ser submetidas em quatro categorias: “Educação Ambiental – Projetos de Educação Ambiental direcionados ao público escolar”; “Boas práticas – Ações que promovam a Sustentabilidade Ambiental”; “Sensibilização Ambiental – Ações de Sensibilização Ambiental dirigidas à comunidade” e “Responsabilidade Social e Ambiental – Ações levadas a cabo por empresas ou instituição que aliem as boas práticas ambientais à Responsabilidade Social”.
A pré-seleção das candidaturas que avançam para a fase de votação pública será realizada por um painel de jurados que avaliará todas as candidaturas submetidas, tendo em conta os seguintes critérios: impacto enquanto agente de mudança, adequação aos objetivos, capacidade de replicação, inovação e criatividade na abordagem, aplicação prática alinhada com a sustentabilidade ambiental e alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
|