Estrelas do BTT Internacional marcam presença na XI BTT XCO Vila de melgaço
Desporto
Publicado em 21/02/2025

ESTRELAS DO BTT INTERNACIONAL MARCAM PRESENÇA NA XI BTT XCO VILA DE MELGAÇO 

 

Evento marca o arranque da Taça de Portugal XCO 2025 e recebe, pela primeira vez, a prova internacional da UCI XCO Junior Series  

Algumas das maiores estrelas do BTT marcam presença na XI BTT XCO Vila de Melgaço. Entre os destaques desta edição, está a participação da equipa UCI TREK FACTORY RACING – PIRELLI, uma das mais relevantes do circuito mundial de Mountain Bike: Evie Richards, atual campeã do mundo de XCC e ex-campeã do mundo de XCO, Madigan Munro, atual campeã dos Estados Unidos de XCO e detentora de 13 pódios em Taças do Mundo, e Gunnar Holmgren, ex-campeão nacional do Canadá de XCO e quatro vezes pódio em Taças do Mundo, são os atletas confirmados até ao momento. 

A acontecer nos dias 1 e 2 de março de 2025, este é um dos mais aguardados eventos do calendário nacional e internacional do BTT: marca o arranque da Taça de Portugal XCO 2025 e será a primeira vez que Portugal receberá uma prova da UCI XCO Junior Series. O momento reforça a crescente relevância do concelho melgacense no panorama desportivo mundial, nomeadamente na modalidade de XCO. 

Esta edição trará uma outra grande novidade: dois dias de competição, com provas no sábado, 1 de março, proporcionando ainda mais espetáculo para atletas e público. 

De entre os cerca de 300 inscritos, de cerca de dez nacionalidades, a destacar ainda a participação de Raquel Queirós, campeã nacional de XCO e XCC e representante de Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Na competição masculina de Elite, destaca-se também a presença do campeão nacional da Irlanda, Christopher Dawson, do campeão nacional, Ricardo Marinheiro, e de alguns dos melhores atletas de Portugal, como Roberto Ferreira, João Cruz e Rafael Sousa. 

categoria júnior também promete emoção, com a presença da atleta francesa Lison Desprez e da campeã da Venezuela, Ana Ron. Nos juniores masculinos, está confirmada a presença de Noa Filippi, da equipa Canyon Cllctv, uma das formações de topo do circuito mundial.  

O evento, que se realizará no Centro de Estágios de Melgaço, centro de treinos oficializado pela UEFA e reconhecido pela sua qualidade e diversidade de equipamentos, é uma prova teste para o Campeonato da Europa de XCO 2025, que acontecerá em julho (de 23 a 27). Contará com um percurso fechado de 3.650 metros, com amplas zonas de partida e duas áreas de assistência técnica, assegurando as melhores condições para os atletas. 

A XI XCO Vila de Melgaço será, assim, uma prova de referência para atletas e adeptos da modalidade, consolidando Melgaço como um dos destinos de excelência para o BTT, projetando Melgaço no panorama internacional. 

A realização da Taça de Portugal de XCO em Melgaço não é apenas um evento desportivo, mas sim mais um passo na afirmação do concelho como destino de referência para a prática de ciclismo e desporto de montanha. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, este evento destaca a visão estratégica do município: «Temos investido fortemente na melhoria das nossas infraestruturas desportivas e na captação de eventos de prestígio. O desporto é um motor de desenvolvimento e um fator de dinamização económica e turística. Ao recebermos competições como a Taça de Portugal de XCO e, em julho, o Campeonato da Europa, estamos a consolidar Melgaço como um destino de excelência para o BTT.» 

Aberta a atletas federados com licença desportiva de competição, para todas as categorias de ambos os sexos (Sub-17, Sub-19, Sub-23, Elites e Masters), tem inscrições a decorrer até 26 de fevereiro, através do site da Federação Portuguesa de Ciclismo ( www.fpciclismo.pt), onde também é possível consultar o regulamento e o programa. 

A iniciativa é promovida pela Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer EM e pelo Município de Melgaço, com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo (UVP/FPC) e da Associação de Ciclismo do Minho (ACM), cumprindo os regulamentos da UCI (provas internacionais) e da UVP/FPC.  
 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!