Cerca de 370 atletas, de 12 nacionalidades, entre algumas das maiores estrelas do BTT, marcam presença na XI BTT XCO Vila de Melgaço, a acontecer este fim de semana, dias 1 e 2 de março, no destino de natureza mais radical de Portugal. É um dos mais aguardados eventos do calendário nacional e internacional do BTT: marca o arranque da Taça de Portugal XCO 2025 e será a primeira vez que Portugal receberá uma prova da UCI XCO Junior Series. O momento reforça a crescente relevância do concelho melgacense no panorama desportivo mundial, nomeadamente na modalidade de XCO.
Entre os destaques desta edição, está a participação da equipa UCI TREK FACTORY RACING – PIRELLI, uma das mais relevantes do circuito mundial de Mountain Bike: Evie Richards, atual campeã do mundo de XCC e ex-campeã do mundo de XCO, Madigan Munro, atual campeã dos Estados Unidos de XCO e detentora de 13 pódios em Taças do Mundo, e Gunnar Holmgren, ex-campeão nacional do Canadá de XCO e quatro vezes pódio em Taças do Mundo são os atletas confirmados até ao momento.
De entre os participantes, a destacar ainda a participação de Raquel Queirós, campeã nacional de XCO e XCC e representante de Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Na competição masculina de Elite, destaca-se também a presença do campeão nacional da Irlanda, Christopher Dawson, do campeão nacional, Ricardo Marinheiro, e de alguns dos melhores atletas de Portugal, como Roberto Ferreira, João Cruz e Rafael Sousa. De referir ainda a presença de Alejandro Garcia Vásquez (Mondraker Factory Racing) - na categoria sub-23, um dos atletas mais promissores de Espanha e vencedor do X BTT XCO Vila de Melgaço.
Esta edição trará uma outra grande novidade: dois dias de competição, com provas no sábado, 1 de março, proporcionando ainda mais espetáculo para atletas e público.
|