CAPITÃO FAUSTO NO 25 DE ABRIL EM COURA
sex_25 abr_21h30 | Centro Cultural
No intervalo da ‘tour’ europeia, depois da passagem por Madrid e Barcelona, e antes de retomarem os palcos de Amesterdão, Paris e Londres, os Capitão Fausto regressam a ‘casa’ com um concerto agendado para esta sexta-feira, 25 de abril, pelas 21h30, no Centro Cultural de Paredes de Coura.
E este regressar a ‘casa’ faz todo o sentido, tendo em conta as afinidades do grupo com Paredes de Coura, bem retratadas no seu álbum de 2014 ‘Pesar ao Sol’, todo ele criado em território courense, e com a particularidade da faixa ‘Célebre batalha de Formariz’ ter surgido na sequência de um episódio caricato protagonizado pelo grupo num arraial daquela freguesia contígua à vila.
Agora, que os Capitão Fausto voltaram aos discos com ‘Subida Infinita’, e que os públicos do El sol (Madrid) e La [2] de Apolo (Barcelona) já conheceram, cabe aos courenses conhecer o quinto álbum da banda, precisamente antes de retomarem a ‘tour’ europeia com concertos agendados para maio no Melkweg (Amesterdão), Point Éphémère (Paris) e The Victoria (Londres).
Para este concerto no Centro Cultural, Tomás Wallenstein, Domingos Coimbra, Manel Palha e Salvador Seabra prosseguem a aventura de mostrar estas canções de ‘Subida Infinita’, integrando uma digressão que promete uma banda e um espetáculo em mutação e que o público courense saberá tão bem acolher.
“25 de Abril de 1974”
Mas a evocação do 25 de Abril em Paredes de Coura começa bem antes, pela manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho com uma sessão solene comemorativa do “25 de Abril de 1974”.
A partir das 11h00 decorre uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal, que contará com intervenções dos representantes de cada um dos Grupos Parlamentares, bem como do Presidente da Câmara e Presidente da Assembleia Municipal.
Ler Cinema com Catarina de Sousa
Entretanto, já esta 5ª feira, pelas 21h00, o Centro Cultural acolhe mais uma sessão de Ler Cinema, desta vez com a presença da realizadora Catarina de Sousa, numa sessão complementada com as projeções das películas ‘Tracing Utopia’, dirigido por Catarina de Sousa e Nick Tyson, e ‘As Minhas Sensações São Tudo O Que Tenho Para Oferecer’, realizado por Isadora Neves Marques.

Tracing Utopia
Catarina de Sousa
Uma viagem à dimensão queer. Através do espaço e do tempo. Jovens queer sonham o futuro. Uma máquina de guerra é construída e está em movimento. O amor vencerá. Elxs irão mudar o mundo. Tracing Utopia é uma odisseia através dos sonhos de jovens queer nova-iorquinos e das suas visões de um mundo melhor. Realizado por Catarina de Sousa e Nick Tyson, este documentário imagina a forma de uma comunidade queer que transcende o tempo, através de vislumbres de uma utopia manifestada nas ruas, em espaços coletivos e online. Um manifesto colaborativo entrelaça estes passados e futuros, afirmando uma mudança ambicionada pela juventude queer dos nossos dias: "Enquanto jovens queer de Queens, exigimos esta utopia para construir um mundo melhor."
Argumento: Catarina de Sousa, Nick Tyson, Asher, Chase, Jay, Mars, Raphael
Fotografia: Catarina de Sousa, Nick Tyson
Som: H. Mur, Rafael Gonçalves Cardoso
Montagem: Catarina de Sousa
Produção: UnionDocs; Catarina de Sousa, Nick Tyson / Foi Bonita a Festa
Elenco: Asher, Chase, Mars, Jay, Raphael, Julia, Lindsey
Documentário
2021, Portugal, EUA, 27’
As Minhas Sensações São Tudo O Que Tenho Para Oferecer
Isadora Neves Marques
Lourdes e Lana conheceram-se telepaticamente usando “comprimidos sensoriais”, uma tecnologia que permite aceder às sensações físicas e emocionais de outras pessoas à distância. Após meses de relacionamento, Lourdes decide visitar a casa de campo dos seus pais, Vicente e Carl, para lhes apresentar a namorada. Uma tempestade imprevista muda-lhes os planos de fim de semana, trancando-os em casa e, perante a notícia de uma criança desaparecida na tormenta, Lana começa a questionar-se sobre os limites da sua telepatia. As Minhas Sensações São Tudo O Que Tenho Para Oferecer é uma história sobre família e expectativas, divisão de classes e isolamento psicológico, no tom de uma subtil ficção científica.
Argumento: Isadora Neves Marques
Fotografia: Marta Simões
Som: Joana Niza Braga CAS, Pedro Balazeiro
Montagem: Margarida Lucas, Isadora Neves Marques
Produção: Catarina de Sousa / Foi Bonita a Festa
Elenco: Ágata de Pinho, Isadora Alves, Mário Afonso, Albano Jerónimo
Ficção
2024, Portugal, 20'