MENU
‘Este é o Caminho 2.0’ valoriza Caminho de Santiago que atravessa Coura
Por Administrador
Publicado em 23/09/2025 20:18 • Atualizado 23/09/2025 20:26
Paredes de Coura
Municipio de Paredes de Coura

‘Este é o Caminho 2.0’ valoriza Caminho de Santiago que atravessa Coura

 

Paredes de Coura associou-se a mais três municípios no projeto “Este é o Caminho 2.0”, que visa valorizar o percurso do Caminho Português de Santiago Central — Porto e Norte, promovendo o turismo religioso e de natureza.

Neste projeto a que também se associaram os municípios de Ponte de Lima (Labruja), Valença e Barcelos, com um investimento programado de 1.414.781,55€ e um financiamento de 990.347,09€, ao abrigo da Linha de Apoio “+Interior Turismo” da Agenda do Turismo para o Interior, promovida pelo Turismo de Portugal, Paredes de Coura empresta a sua rica paisagem natural, herança histórica e arqueológica e beneficia da intervenção no Albergue de Peregrinos de S. Pedro de Rubiães, melhorando as condições de acolhimento e aumenta a capacidade de hospedagem, atendendo ao crescente número de peregrinos.

“O Caminho de Santiago é estruturante em termos económicos para o nosso concelho e exige uma atenção e trabalho constantes para garantir a segurança, a comodidade e a autenticidade da experiência do peregrino”, sublinhou Tiago Cunha, vice-presidente da Câmara de Paredes de Coura, acrescentando que “é isso que se pretende com as ações que agora conseguimos financiar”.

 

Melhoria das condições de mobilidade e segurança

Para além dos representantes dos quatro municípios, associou-se a esta iniciativa que decorreu na CCDR-C, em Coimbra, o Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida. Com o projeto “Este é o Caminho 2.0” procura-se também a melhoria das condições de mobilidade e segurança, com a implementação de sinalização adequada e adaptação de infraestruturas ao longo do caminho, por todo o percurso dos 4 concelhos.

“Esta iniciativa nasceu do trabalho de cooperação dos quatro municípios parceiros, com o apoio do Turismo Porto e Norte, e na fase de execução precisa do efetivo envolvimento da Infraestruturas de Portugal, entidade gestora da rede de Estradas Nacionais, para viabilizar as soluções que garantam a segurança dos peregrinos”, enfatizou Tiago Cunha, para quem a componente de segurança dos que percorrem este trajeto milenar é elemento essencial em todo este projeto.

O objetivo central é criar um ambiente seguro e acolhedor para os peregrinos, promovendo o desenvolvimento económico local e preservando as tradições culturais. Com este investimento na requalificação das infraestruturas e na valorização do património histórico e cultural, o projeto visa fortalecer o legado do Caminho de Santiago e oferecer aos peregrinos uma experiência mais enriquecedora, promovendo uma viagem de fé, cultura e autoconhecimento.

Com foco na sustentabilidade e na inovação, o projeto “Este é o Caminho 2.0” integra estratégias de marketing digital e um sistema de monitorização para avaliar o desempenho das intervenções. Com este projeto procura-se reforçar a atratividade turística da região e contribuir para a melhoria da experiência dos peregrinos e turistas, alinhado com as metas da Estratégia Turismo 2027.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!