‘Resgate – Da dança extinta do Fado’
sex_26 set_22h00 | Centro Cultural
‘Resgate – Da dança extinta do Fado’ é a proposta para esta sexta-feira, 26 de setembro, pelas 22h00, no Centro Cultural de Paredes de Coura.
Com direção artística dos coreógrafos Jonas & Lander, este espetáculo propõe recuperar o ato de se bater (sapatear) o fado, que à semelhança da maioria das correntes musicais urbanas, como o samba ou o flamenco, também o fado teve danças próprias.
Em Lisboa, a que conheceu maior expressão foi o Fado Batido, uma dança baseada num sapateado energético e virtuoso, recuperado pelos coreógrafos Jonas & Lander na criação Bate Fundo. Na sequência deste processo criativo começou a consolidar-se nos coreógrafos o desejo de iniciar uma companhia de batedores para que a proposta da formação de uma dança de Fado Batido se continue a expandir e enraizar.
Após Bate Fundo, o segundo passo deste plano que propõe a devolução da dança ao fado tem como título ‘Resgate’, recuperando o ato de se bater (sapatear) o fado e onde a dança surge assim como instrumento de percussão, em diálogo com a voz e as guitarras.
Direção Artística: Jonas&Lander
Coreografia: Lander Patrick, em colaboração com Catarina Campos, Fábio Krayze, João Lara, Jonas e Melissa Sousa
Voz: Jonas
Músicos: Bernardo Romão (guitarra portuguesa) e Mauro Resende (viola)
Bailarinos: Beatriz Valentim, Fernando Queiroz e Maria Abrantes
Casa de Produção: Associação Cultural Sinistra
Direção de Produção e Difusão: Inês Le Gué
Gestão Administrativa e Financeira: Patrícia Duarte
Produção Executiva: Margarida Zeferino
Parcerias: Maria da Mouraria, Museu do Fado
Apoio à criação: Escola de Dança do Conservatório Nacional, Pro.dança
Apoio institucional: República Portuguesa - Ministério da Cultura | Direção Geral das Artes

‘A Quinta’
Para além da dança, o fim de semana no Centro Cultural também nos propõe ‘A Quinta’, um drama dirigido por Avelina Prat, com projeções no sábado e domingo, às 15h00 e 22h00.
Depois de “Vasil”, de 2022, a espanhola Avelina Prat, natural de Valência, que se formou e chegou a trabalhar em arquitetura, lança-se à história de Fernando (Manolo Solo), um professor de geografia de Barcelona que fica desnorteado após a sua esposa búlgara desaparecer sem deixar rasto. Não querendo ir atrás de alguém que não quer ser encontrado, aceita, depois de conhecer um jardineiro, fazer-se passar por ele e ir trabalhar para uma quinta portuguesa (o filme foi rodado na Quinta da Aldeia, em Ponte de Lima). Lá, torna-se amigo da dona, Amália (Maria de Medeiros), que percebe que ele não é quem finge ser.
Título original: Una Quinta Portuguesa
Género: Drama
Realização: Avelina Prat
Atores: Manolo Solo, Rita Cabaço, Xavi Mira, Branka Katic, Maria de Medeiros
Duração (minutos): 114
Classificação: 12 anos