Fim dos radares? Asfalto criado em Espanha consegue medir velocidade
A Universidade de Granada desenvolveu um asfalto que tem a capacidade para detetar a velocidade das viaturas. É o MASAI, que está a ser aplicado em vários locais da Andaluzia.
E se os radares de velocidade fossem substituídos por asfalto? Essa é uma das possibilidades que abre o novo asfalto MASAI, desenvolvido pelo Laboratório de Engenharia de Construção da Universidade de Granada em Espanha.
A sigla significa Materiais Asfálticos Sustentáveis, Automatizados e Inteligentes. O composto integra sensores que permitem detetar a velocidade e até o peso das viaturas e as tensões destas na estrada, refere a Universidade de Granada.
Segundo o jornal El Economista, os criadores não confirmaram se a tecnologia poderá servir para 'apanhar' infrações e aplicar multas de excesso de velocidade. Mas, ao ser possível integrar sensores, essa é uma possibilidade - numa solução que poderia até ser mais prática e abrangente do que os radares tradicionais.
Por outro lado, o MASAI é mais sustentável e até representa uma redução de 15 por cento nos custos finais da produção face a modelos de asfalto convencionais - escreve o mesmo jornal.
A Universidade de Granada explica que este produto é fabricado a baixas temperaturas e, assim, a produção exige menos energia e gera menos emissões poluentes. Também se propõe a recorrer a resíduos locais e materiais bio-degradantes na sua composição. O próprio desenho proporciona maior durabilidade e descidas dos níveis de ruído e mitiga o escoamento de água.
Já numa publicação na Research Gate, os investigadores falam de um conceito que "permite a combinação das técnicas sustentáveis mais importantes desenvolvidas nas últimas décadas num único material".
Várias estradas da região da Andaluzia já contam com este asfalto inovador, incluindo em Almería, Cádiz e na Serra Nevada. O El Economista escreve que todos os troços e reparações da rede viária daquela região espanhola vão utilizar este produto.
Segundo a Junta da Andaluzia, o asfalto MASAI é, agora, "referência para a reparação integral" da A-92, uma importante autoestrada andaluza que liga Granada a Sevilha. Virá, também, a ser utilizado na província de Jaén.
Entretanto, na semana passada a Universidade de Granada anunciou um protocolo com o município de Granada "que abre a porta à implementação do UrbanMASAI" naquela município.
Noticias Ao Minuto