Tempestade não impede cerca de 400 pessoas de participarem no décimo Baile FOLK da Festa da Dança, em Viana do Castelo
Gabrielle é o nome da tempestade que atravessou Portugal no último sábado, mas em Viana do Castelo, foram outras as protagonistas dessa noite.
Na verdade, as mulheres estavam mesmo em maior número no décimo Baile FOLK da Festa da Dança que, apesar do mau tempo, contou com a presença de cerca de 400 pessoas, mas quem brilhou foram as danças tradicionais e, em especial, as portuguesas.

Celina da Piedade (cantora, acordeonista e compositora) e Ana Santos que não só nos encantou com o seu violino, mas também com a sua viola campaniça, conduziram o Baile, e Mirjam Dekker, Mercedes Prieto e Mafalda Silva Rego orientaram a Oficina de Dança. Todavia, elas não estavam sozinhas. Os músicos do Grupo Etnográfico de Areosa (Flávio Cruz, bandolim, Vasco Cunha, acordeão, Carolina Pereira, violoncelo, Daniel Cruz e Diogo Teixeira, cavaquinho, Francisco Afonseca, guitarra, e Pedro Saraiva, baixo acústico), Rafael Freitas (gaita de fole) e o músico, coreógrafo e bailarino Serxio Cobos foram os convidados especiais e grandes surpresas da noite.
Houve pessoas emocionadas por nunca terem “visto nada assim”, outras surpreenderam-se com o número de pessoas, das mais variadas idades, que desceram as bancadas do Centro Cultural, por volta das 21h00, do dia 27 de setembro, e nunca mais se voltaram a sentar. As danças tradicionais encheram o grande “terreiro” em que se transformou a habitual plateia, e o baile só terminou no dia seguinte, pelas 00h30.
Para o primeiro grande baile Folk no Centro Cultural vieram bailadores da Galiza, mas também de vários municípios do distrito de Viana do Castelo, do Porto, Braga, Évora e Coimbra.
A Festa da Dança, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, pela AGFAM - Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho e pelo Casino Afifense, e iniciada em 2023, promove a cultura participativa, a socialização e o respeito pela diversidade cultural a partir das danças tradicionais.
Uma vez mais, vários grupos associados da AGFAM colaboraram de forma empenhada e abnegada na organização deste evento.

Fotografias: Leonardo Fernandes