MENU
Energia limpa ao alcance de todos: Familias da Área Metropolitana do Porto vão receber Painéis Solares gratuitos
Por Administrador
Publicado em 02/10/2025 10:34
Nacional
AdEPorto

 

 ENERGIA LIMPA AO ALCANCE DE TODOS: FAMÍLIAS DA ÁREA METROPOLITANA DO PORTO VÃO RECEBER PAINÉIS SOLARES GRATUITOS

 

As famílias elegíveis já se podem candidatar à instalação gratuita de painéis solares em casa, numa iniciativa da EDP, em parceria com a Agência de Energia do Porto, contribuindo para a neutralidade carbónica.    

Com o objetivo de permitir a cerca de 300 famílias em situação de vulnerabilidade económica reduzir a sua fatura energética e produzir eletricidade a partir do sol, arrancou o projeto Solar Solidário – também designado “Energia do Bairro” –, uma iniciativa promovida pela EDP em parceria com a Agência de Energia do Porto (AdEPorto). O programa prevê a instalação gratuita de 2 painéis fotovoltaicos por habitação, permitindo uma poupança média de até 200 euros por ano em eletricidade e instalação.  

Direcionado a moradias unifamiliares (próprias ou arrendadas) localizadas nos municípios do Porto, Matosinhos, Gondomar, Maia, Valongo, Paredes, Vila do Conde, Santo Tirso, Póvoa de Varzim e Trofa, este projeto procura dar uma resposta concreta ao desafio da pobreza energética, promovendo a inclusão social e contribuindo para a neutralidade carbónica da região. 

Para a AdEPorto, parceira técnica do projeto, este é um passo decisivo na concretização de uma transição energética justa. Como sublinha Rui Pimenta, Administrador Executivo da AdEPorto, “o Solar Solidário demonstra que a transição energética só é real quando chega a quem mais precisa. Produzir energia renovável em casa, com impacto direto nas faturas das famílias, é uma forma de combater a pobreza energética e melhorar a qualidade de vida, sem deixar ninguém para trás.” 

QUEM SE PODE CANDIDATAR 

As famílias interessadas em beneficiar da campanha devem preencher um conjunto de critérios de elegibilidade, que incluem ser residente na Área Metropolitana do Porto a Norte do Rio Douro (AMP-ND) e ser beneficiário de uma tarifa social de eletricidade ou gás.  

Além disso, é necessário que um dos membros do agregado familiar seja beneficiário de uma das seguintes prestações sociais mínimas: complemento solidário para idosos, rendimento social de inserção, pensão social de invalidez, complemento da prestação social para a inclusão, pensão social de velhice ou subsídio social de desemprego. 

Os interessados devem submeter as candidaturas por e-mail para: solarsolidario@adeporto.eu ou deslocarem-se até aos balcões únicos de atendimento ao cidadão - Porto Energy Hub: Matosinhos Energy Hub; Gondomar Energy Hub; Maia Energy Hub; Valongo Energy Hub, Paredes Energy Hub; Vila do Conde Energy Hub; Santo Tirso Energy Hub e Póvoa de Varzim Energy Hub -  e Agência de Energia do Porto. 

Aquando da candidatura será necessária uma fatura de energia e o comprovativo do apoio social. O processo de seleção será realizado de acordo com a ordem de submissão das candidaturas, e as inscrições estarão abertas até ao dia 31 de dezembro de 2025. 

Conheça o regulamento com todas as informações detalhadas aqui

Com este projeto, a EDP e a AdEPorto reforçam o compromisso de colocar a sustentabilidade ao serviço das pessoas, promovendo soluções inovadoras que unem ação climática e justiça social.  

SOBRE A ADEPORTO – AGÊNCIA DE ENERGIA DO PORTO

A AdEPorto - Agência de Energia do Porto - é uma Associação privada sem fins lucrativos, com estatuto de Estatuto de Utilidade Pública, criada a 1 de março de 2007 por iniciativa do Município do Porto com o apoio do Programa Intelligent Energy Europe e com a adesão de um vasto leque de entidades representativas da atividade económica, científica e social. 

A sustentabilidade energética e a responsabilidade ambiental são os dois grandes eixos de atuação da Agência de Energia do Porto. Em concreto, a AdEPorto visa promover a inovação e o exercício de boas práticas por parte de gestores municipais e, em geral, junto de todos os agentes do mercado e dos cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável através da utilização inteligente da energia e da sua interface com o ambiente. 

A AdEPorto pretende ser uma organização líder na abordagem da problemática da energia no domínio municipal, contribuindo na transição para sistemas de energia mais eficientes e sustentáveis, na região Norte de Portugal. 

Além das autarquias associadas, conta com mais 26 entidades parceiras, desde instituições científicas e académicas a fornecedores de serviços energéticos ou a associações de defesa dos consumidores. 
 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!