"Mais de 13 mil" famílias já pediram apoio para trocar eletrodomésticos
Em 24 horas, o E-Lar recebeu "mais de 13 mil" candidaturas, anunciou o Governo. Aliás, "em determinados momentos, a procura atingiu cerca de 400 mil acessos em simultâneo", o que levou a vários constrangimentos no portal.
As candidaturas ao programa E-Lar arrancaram esta semana e nas primeiras 24 horas mais de 13 mil famílias pediram o voucher para trocar eletrodomésticos a gás por outros mais eficientes, anunciou o Governo.
"O período de candidaturas ao programa E-Lar abriu no dia 30 de setembro. Nas primeiras 24 horas foram submetidas mais de 13 mil candidaturas através da plataforma online", pode ler-se numa publicação do Executivo partilhada nas redes sociais.
Aliás, o Governo adianta que, "em determinados momentos, a procura atingiu cerca de 400 mil acessos em simultâneo", o que levou a vários constrangimentos no portal.
A página do Fundo Ambiental para as pessoas se candidatarem ao programa E-Lar começou a funcionar na terça-feira às 11h00, mas esteve indisponível ou com fortes perturbações ao longo do dia, um problema que a tutela atribuiu à grande afluência de candidatos: Antes da abertura das candidaturas, foram registados 385 mil acessos, afirmou o Ministério.
Porém, na quarta-feira de manhã, o Ministério do Ambiente e Energia garantiu à Lusa que a página já estava a funcionar normalmente, tendo até às 10h00 entrado 6.133 candidaturas, havendo outras 2.273 em processo de preenchimento.
O programa destina-se a reforçar o combate à pobreza energética e promover o conforto térmico das habitações carenciadas, incentivar a substituição de equipamentos antigos por equipamentos novos de menor consumo, e acelerar a eletrificação de consumos substituindo equipamentos a gás por elétricos.
"O programa E-Lar tem como objetivo apoiar medidas de eficiência energética em habitações, contribuindo para a redução do consumo e dos custos de energia das famílias", explica o Governo na mesma publicação.
Os apoios podem ser utilizados, por exemplo, para comprar placas elétricas de indução e convencionais, fornos elétricos ou termoacumuladores elétricos. As pessoas que se candidatam e cuja candidatura é aprovada recebem um voucher de apoio à operação.
Qual é a dotação do programa?
Segundo um conjunto de perguntas e respostas sobre o E-Lar, a "dotação global deste Aviso de Abertura de Concurso é de 30 milhões de euros", sendo que o "financiamento das candidaturas elegíveis será efetuado até se esgotar esta dotação".
Significa isto que o prazo para as candidaturas "decorre até à data em que seja previsível esgotar a dotação prevista, tendo como limite a data de 30 de junho de 2026".
"Os apoios a conceder são subvenções não reembolsáveis, na modalidade de custos simplificados, com uma taxa de comparticipação máxima de 100% até ao valor limite por tipologia", é ainda explicado.
Deve ainda saber que, após ter o voucher, o prazo para a ativação do mesmo na loja do fornecedor é de 60 dias.
Beatriz Vasconcelos
Noticias Ao Minuto