MENU
Adjudicada à ACCIONA a operação e manutenção de doze estações de tratamento no Minho
Por Administrador
Publicado em 30/10/2025 17:06
Regional

ADJUDICADA À ACCIONA A OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE DOZE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO NO MINHO

 

                                  Foi adjudicada à ACCIONA a operação e manutenção por sete anos – com possibilidade de prorrogação por mais três anos – de doze estações de tratamento (ETAR) no Alto Minho Interior (Portugal), por 11,78 milhões de euros.

As instalações, localizadas nos concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Melgaço, Monção, Valença e Paredes de Coura, servem mais de 108.000 habitantes, têm 66 estações elevatórias de águas residuais e 144 quilómetros de condutas.

Entre as melhorias apresentadas pela ACCIONA estão ações de sustentabilidade, que visam reduzir os resíduos produzidos, os reagentes químicos consumidos e o consumo de energia da rede externa, tanto das próprias centrais, quanto das estações de bombeamento.

A empresa também incorporará propostas para contribuir para a redução dos impactos ambientais associados à operação dos sistemas de saneamento; bem como a implementação de novos procedimentos para aumentar a fiabilidade das instalações.

Algumas das estações de tratamento incluídas na empreitada foram construídas pela própria ACCIONA, como as de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Barbeita.

Este é o primeiro contrato da ACCIONA com a Águas do Norte na área de operação e manutenção das suas infraestruturas. Foi recentemente adjudicada à empresa a empreitada de tratamento de águas da ETAR de Vilamoura, no Algarve; e, da ETAR do Carvalhal, em Mafra, distrito de Lisboa.

 

VASTA EXPERIÊNCIA

A ACCIONA já participou na construção de mais de 70 projetos de infraestruturas em Portugal, um dos seus primeiros mercados internacionais. Estas incluem a Estação do Oriente (Lisboa), a ponte Infante D. Henrique - que liga Vila Nova de Gaia ao Porto -, a marina de Olhão, na zona ribeirinha da cidade e que faz parte do Parque Natural da Ria Formosa, um dos maiores recursos naturais do Algarve; ou, a barragem do Alqueva, no rio Guadiana, Alentejo.

No setor da água, a empresa construiu mais de 30 estações de tratamento de águas residuais e de água potável. Destaque para a ETAR de Alcantarilha, que fornece água potável na zona do Algarve – com uma capacidade máxima de produção de cerca de 260.000 m³/dia –, ou a ETAR Sul-Ílhavo, em Aveiro, com uma capacidade de quase 39.300 m³ por dia.

Destaca-se ainda a ETAR Faro-Olhão, dois quilómetros a leste da cidade de Faro, com uma capacidade superior a 28.000 m³ por dia; a ETAR da Companheira, em Portimão, no Algarve, com capacidade para tratar mais de 32.000 m³ por dia; ou, a ETAR de Ermidas do Sado, que prestará serviço em Setúbal, na região centro-sul do país.

 

 

ACCIONA é uma empresa global, líder no fornecimento de soluções regenerativas para uma economia descarbonizada. A sua oferta comercial inclui energias renováveis, tratamento e gestão de águas, sistemas ecoeficientes de transporte e mobilidade, infraestruturas resilientes, etc. A empresa é neutra em carbono desde 2016. A ACCIONA registou vendas de 17.021 milhões de euros em 2023 e tem presença comercial em mais de 40 países.   

Comentários
Comentário enviado com sucesso!