Encontro nacional da REDESPP reúne na Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC representantes de 17 instituições de ensino superior com formação em Desporto
Politécnico de Viana do Castelo transforma Melgaço no epicentro do Desporto com encontro nacional da REDESPP na ESDL-IPVC
A Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC) acolhe, até sábado, o 5.º Fórum REDESPP – Rede de Ensino Superior Politécnico Público em Desporto, que assinala os 10 anos de existência da rede e junta em Melgaço docentes, investigadores e dirigentes de 17 instituições de ensino superior que integram esta estrutura de cooperação.

Durante três dias, Melgaço transforma-se no centro das reflexões sobre o futuro do desporto, da formação e da investigação aplicada. O encontro da REDESPP, que decorre até sábado na Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), pretende reforçar o trabalho em rede e o papel estratégico do ensino superior politécnico na promoção de práticas desportivas integradoras, inovadoras e socialmente responsáveis.
“Trabalhamos com foco na superação, na qualidade e na coerência”, afirma Luís Paulo Rodrigues, pró-presidente do IPVC
Na sessão de abertura, o pró-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Luís Paulo Rodrigues, destacou o trabalho conjunto e estratégico desenvolvido no seio da REDESPP, afirmando que “os politécnicos com formação na área do Desporto trabalham com foco na superação, na qualidade e na coerência”. Sublinhou ainda que a rede “é hoje uma verdadeira entidade de consultoria e de referência, garantindo o reconhecimento e a regulamentação das profissões ligadas ao Desporto”. O pró-presidente que já foi diretor da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL-IPVC) leu uma mensagem deixada pelo presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, e defendeu também a necessidade de “olhar para o futuro com base em três pilares essenciais: formação, investigação e mercado de
trabalho”.
“Este é o momento para debatermos o presente e refletirmos sobre os desafios do futuro e da inovação pedagógica”, atirou o autarca de Melgaço, José Albano Domingues

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, José Albano Domingues, enalteceu a organização do evento e o facto de ele ocorrer no concelho que dirige, dizendo que “o ponto mais a norte de Portugal é hoje o epicentro do desporto em Portugal” e destacando a ligação estreita entre o território e o ensino superior.
Defensor de uma estreita colaboração entre o município e a Escola, o autarca elogiou o trabalho desenvolvido pela ESDL-IPVC e desafiou a Escola a “não se acomodar, a criar novas licenciaturas e a aumentar a sua oferta formativa”. Diante de docentes, investigadores e estudantes de várias instituições de ensino superior, sublinhou ainda o papel do Centro Desportivo de Melgaço, “um espaço de todos, ao serviço do treino, do estudo e da investigação, símbolo da ligação entre o território e o ensino superior”.
“Este é um evento serve para produzir conhecimento, promover a cooperação e servir de motor para o futuro”, afirma o presidente da REDESPP, Rui Mendes
Por sua vez, o presidente da REDESPP, Rui Mendes, salientou o simbolismo do encontro que decorre até sábado em Melgaço, “um evento que tem como propósito produzir conhecimento, promover a cooperação e servir de motor para o futuro”. Referiu ainda que “a Rede de Ensino Superior Politécnico Público em Desporto é uma comunidade académica coesa, que trabalha em rede e vê o desporto como um fator de desenvolvimento social”.

Ainda na sessão de abertura, o diretor da ESDL-IPVC, Pedro Bezerra, deu as boas-vindas aos participantes e expressou o desejo de que “o encontro se traduza numa construção ativa e dinâmica de momentos de colaboração e partilha em prol de uma profissão que é cada vez mais valorizada”.
Um dos momentos mais aguardados do encontro foi o REDESPP EXPERIENCE RACE, uma prova inclusiva que desafiou equipas mistas, compostas por elementos de várias instituições, a cooperarem entre si e a superarem-se, promovendo a integração de pessoas com deficiência através do desporto. A iniciativa pretendeu reforçar o papel do desporto enquanto instrumento de inclusão e transformação social.
Até sábado, o programa do encontro inclui conferências, mesas-redondas e reuniões temáticas dedicadas ao futuro da formação e da investigação em desporto, bem como à criação de novas sinergias entre instituições, territórios e agentes do setor.