Ilustradora Teresa Silva homenageia Viana do Castelo com obra evocativa dos 178 anos da cidade
A ilustradora Teresa Silva criou uma nova ilustração em homenagem aos 178 anos da elevação de Viana do Castelo a cidade, destacando-se pela sensibilidade artística e pelo cuidado técnico da obra.
Executada com caneta permanente e lápis de carvão sobre papel, no formato 15x21 centímetros, a ilustração reflete a dedicação da autora à valorização da identidade e da história vianense, através de um trabalho minucioso e expressivo.
A obra assume-se como um contributo artístico relevante para a celebração da data, reforçando o papel da ilustração como forma de preservar a memória e promover o património cultural local.

BIOGRAFIA DA ILUSTRADORA
Teresa Silva nasceu em 1979 em Viana do Castelo, onde reside.
Licenciou-se no curso de Professores do 1ª CEB, variante de Educação Visual e Tecnológica na Escola Superior de Educação do IPVC em Viana do Castelo em 2005.
Lecionou EVT e Expressão Plástica na Região Autónoma dos Açores e atualmente é professora de Artes Visuais no 1ª CEB no Colégio do Minho em Viana do Castelo.
Possui Carta de Artesã na fabricação de Bordado Tradicional de Viana do Castelo desde 2011.
Dedica-se desde 2023, de forma apaixonada, à ilustração da etnografia do Alto Minho, com recurso a marcadores e lápis aquareláveis sobre papel de alta gramagem, inspirada na obra dos artistas vianenses Manuel Couto Viana, Araújo Soares e Carolino Ramos. O propósito é contribuir para a preservação ilustrada dos trajes, com base em registos fotográficos do inicio do séc XX e da pesquisa e recolha visual, oral e escrita.
Tem fascínio por arte sacra e pela conservação e restauro do património arquitetónico e artístico vianense.
Participa desde a infância na Romaria da Senhora D’Agonia no Desfile da Mordomia e Cortejo Histórico/Etnográfico e tem particular afeto pelos trajes de Morgada de Cerimónia, relembrando a tradição da família materna.
A convite da Viana Festas, realizou ilustrações sobre os trajes do Desfile da Mordomia da Romaria 2025 e que foram compiladas num desdobrável.
Está a trabalhar na publicação em livro das suas ilustrações e vivências pessoais, influenciadas pela etnografia, tradição e folclore, bem como das pessoas que marcaram a sua vida pessoal e artística, nomeadamente ilustres vianenses e o seu pai.