CIM Alto Minho reforça aposta na capacitação e partilha de boas práticas na gestão do fogo com arranque do FIRECAMP e TREX 2025
O Alto Minho volta a assumir um papel de destaque na formação e partilha de boas práticas na gestão de incêndios florestais com o início de duas iniciativas de referência nacional e internacional: o Alto Minho FIRECAMP, que arranca amanhã, 30 de janeiro, e o Alto Minho TREX, que decorre de 1 a 7 de fevereiro. Estas ações vão reunir cerca de 300 participantes, entre especialistas nacionais e estrangeiros, decisores políticos, universidades e centros de investigação, técnicos municipais, técnicos de proteção civil, sapadores florestais, bombeiros e outros profissionais do sector, promovendo a troca de conhecimento e experiências na área da prevenção e combate a incêndios.
As duas iniciativas são promovidas pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) no âmbito do projeto de cooperação transfronteiriça ATEMPO - Asistencia Transfronteriza de Emergencias, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG VI A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027.
Alto Minho FIRECAMP: capacitação internacional para a prevenção e combate a incêndios
O Alto Minho FIRECAMP chega à sua 6ª edição como um evento bienal de referência que junta o melhor da investigação, prevenção e combate aos incêndios florestais.
Com um programa diversificado e intenso, o FIRECAMP decorre nos dias 30 e 31 de janeiro, no Auditório Rio Lima, em Ponte de Lima, contando com a participação de especialistas de renome internacional que abordarão temas como alterações climáticas e governança do risco, estratégias de mitigação de incêndios e inovação tecnológica na gestão florestal. O programa completo pode ser consultado em https://altominhofirecamp.wixsite.com/2025/programa.
Alto Minho TREX: intercâmbio internacional sobre o uso do fogo controlado
Já o Alto Minho TREX 2025, que decorre de 1 a 7 de fevereiro, em Paredes de Coura, assume-se como uma plataforma de intercâmbio técnico para a capacitação no uso do fogo controlado como ferramenta de gestão da paisagem e prevenção de incêndios. A iniciativa resulta da parceria entre a CIM Alto Minho e a organização norte-americana The Nature Conservancy, com o apoio dos municípios do Alto Minho. O TREX, que já vai na sua 7ª edição, conta ainda com o reconhecimento do Instituto Florestal Europeu (EFI) e o apoio da Associação Europeia de Fogo Prescrito – NODFYR PORTUGAL.
Após o sucesso das edições anteriores, este programa volta a reunir profissionais de vários países para um conjunto de ações teóricas e práticas, permitindo uma abordagem integrada e baseada na experiência real. Durante os sete dias, os participantes terão a oportunidade de realizar ações piloto de treino e intercâmbio de técnicas de uso do fogo prescrito, bem como visitas técnicas a áreas percorridas por incêndios, onde serão analisados os impactos e a evolução da vegetação pós-fogo.
No dia 6 de fevereiro, o programa incluirá um workshop promovido pelo Município de Paredes de Coura, focado no tema "Uso do Fogo e o Pastoreio", com a participação de especialistas em ecologia do fogo e piroherbivorismo. Mais informações sobre o Alto Minho TREX podem ser consultadas em https://altominhotrex.wixsite.com/2025.
Com estas iniciativas, a CIM Alto Minho reforça o seu compromisso com a preparação, inovação e cooperação no domínio da proteção civil e da gestão do fogo. O FIRECAMP e o TREX consolidam a região como um centro de referência na capacitação de profissionais e no intercâmbio de conhecimento a nível internacional, promovendo um trabalho conjunto entre instituições, especialistas, operacionais do sector e comunidades locais.