Quer apanhar um? O que precisa de saber sobre os novos cheques do E-Lar
No início do mês passado o programa, para substituir equipamentos a gás por elétricos nas habitações, teve cerca de 40 mil candidaturas em seis dias e esgotou rapidamente os 30 milhões de euros que tinha atribuídos.
Agora, vêm aí mais 51,5 milhões de euros.
No próximo dia 2 de dezembro vai ser aberto um novo concurso do programa E-lar, no valor de 51,5 milhões de euros, com as mesmas regras do anterior, conforme noticiou o Notícias ao Minuto na terça-feira.
Mais tarde, falando numa audição conjunta da Comissão de Ambiente e Energia com Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, na Assembleia da República, a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, disse que do programa anterior já foram emitidos 21 mil vales, no valor de 17 milhões de euros, dos quais já foram usados quatro mil vales, no valor de três milhões de euros.
No início do mês passado o programa, para substituir equipamentos a gás por elétricos nas habitações, teve cerca de 40 mil candidaturas em seis dias e esgotou rapidamente os 30 milhões de euros que tinha atribuídos.
A ministra disse depois que o Governo pediu a Bruxelas um reforço do programa, no âmbito da reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que foi aceite.
Governo quer reforçar programa E-Lar com 50 milhões de euros
A ministra do Ambiente e Energia explicou hoje no parlamento que o Governo pediu a Bruxelas um reforço do programa E-Lar de 50 milhoes de euros, visto que a dotação inicial foi gasta em poucos dias.
O programa esteve em destaque no 'site' do Fundo Ambiental, do Ministério do Ambiente e Energia, e as candidaturas abriram em 30 de setembro, tendo encerrado menos de uma semana depois.
O E-Lar destina-se a melhorar o conforto térmico das habitações e apoiar famílias na compra de equipamentos eficientes e na eletrificação de consumos de energia.
O programa E-Lar tinha uma verba inicial de 40 milhões de euros para apoiar a substituição de fogões, fornos e esquentadores a gás por equipamentos elétricos de classe A ou superior.
Os apoios podem chegar a 1.683 euros para famílias vulneráveis, sendo o valor máximo de 1.100 euros para os restantes casos.
E-Lar reforçado e vêm aí mais cheques: Candidaturas abrem a 2 de dezembro
Candidaturas a esta segunda fase do programa, que atribui um apoio em forma de voucher para a troca de eletrodomésticos, arrancam no dia 2 de dezembro, confirmou o Notícias ao Minuto junto de fonte do Ministério do Ambiente.
"Apesar de os vouchers do programa E-lar comparticiparem a compra de eletrodomésticos, e, em alguns casos, o transporte e instalação dos equipamentos, muitos consumidores estão a ter gastos inesperados para conseguirem aproveitar a oferta", adianta organização de defesa do consumidor.
De acordo com a DECO PROTeste, "as primeiras reclamações surgiram logo na primeira vaga de respostas a candidaturas".
Lusa/Noticias ao Minuto - Economia